Aqui está o novo site da Roda da Infância!!!

Olá, amigas e colegas educadoras, o Roda da Infância é a concretização de um desejo antigo de uma pesquisadora e educadora da infância. Nasce do desejo de compartilhar saberes, experiências, mas também dúvidas e incertezas, pois sem o diálogo e a troca não existe crescimento.

Atuando a mais de 25 anos com a educação das crianças pequenas e a formação de professores da infância venho neste momento compartilhar, aqui no perfil, um pouquinho do que aprendi e aprendo todos os dias com as crianças e professoras com quem convivo. Mesmo atuando na formação inicial – acadêmica de professores, trago como diferencial de experiência vivida, nunca ter me afastado do convívio com as crianças e com o “chão da escola”.

Aqui vou compartilhar dicas de leituras acadêmicas – livros teóricos para educação, mas como tenho uma paixão pela filosofia me arrisco a dar indicações de livros que podem ampliar nossa compreensão do mundo, das relações e do outro. Também vou compartilhar um pouco de algumas outras paixões como a literatura, tanto para os adultos como a literatura infantil. Um pouco de arte, também pode aparecer por aqui, pois sem arte a vida ficaria muito mais difícil e, educação da infância não pode se desprender da arte. Falando em arte adoro cinema, vou dar umas dicas de filmes também.

Cursos legais e que compartilho do pensamento vou divulgar.

Adoro receber dicas, ideias novas e criticas também. Então, espero por vocês que se identificarem e desejarem embarcar nessa travessia comigo.

Vamos lá?

Um abraço,

@gardia.vargas


Olá, o Afetar-se surge como uma forma de mostrar o que faço, sinto, pesquiso e também como disparador de encontros, como esse que acontece com o Roda da Infância.

Pretendo mostrar um pouco dos trabalhos que desenvolvi em meu cotidiano de professora das infâncias, bem como compartilhar meus estudos sobre Educação Infantil, Anos Iniciais e Coordenação Pedagógica, já que parte de trabalhar na Educação é ser uma eterna estudante.

Penso que muito do que nos constitui enquanto profissional da educação também é enxergar outras formas de ver o mundo, ou, como diria Rubem Alves, de comer o mundo, assim como as crianças fazem.

Espero vocês,